SAC

+55 (14) 3417-5555

ENDEREÇO

São Paulo
Avenida Eugênio Coneglian, 2460
Distrito Industrial - Marília
CEP: 17512-050

© Cacau Foods | Todos los derechos reservados

Quiere estar al tanto de los lanzamientos y noticias de Cacau Foods? Suscríbase a continuación.

REDES SOCIALES

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Spotify

TRABALHE CONOSCO

Desarrollado por

i3 Solutions

Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal

Sobre o educandário

O Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 1957 que atua em prol do desenvolvimento social, intelectual, cultural e emocional de crianças e adolescentes em situação de risco, vulnerabilidade social e baixa renda bem como de seus familiares, visando à formação de cidadãos éticos e íntegros e com a melhoria da renda familiar através de cursos de qualificação profissional, contribuindo para a melhoria da comunidade onde está inserida.

HISTÓRICO

O Educandário foi fundado em 17 de agosto do ano de 1.957, sendo parte do complexo de benfeitorias interligadas, que começaram com a construção da Santa Casa de Misericórdia de Marília. O Senhor Bento de Abreu Sampaio Vidal e sua família foram os idealizadores e provedores destas obras, tendo o Educandário seu nome em homenagem à sua memória. 

Surgido da vontade de seus benfeitores de também atender às crianças sem família, ainda no ano de 1.957 decidiu-se que seria feito aos religiosos de São Vicente de Paulo no Canadá, o convite para assumirem a direção do Educandário, que foi prontamente aceito.

 

A entidade criou vida devido à necessidade de acolhimento de meninos órfãos, que não possuíam famílias e que estavam em situação de risco e ruptura dos laços familiares. 

A partir de 1990, quando veio o Estatuto da Criança e do Adolescente, limitou-se o número de orfanatos no Brasil e o Educandário, então, passou por uma reestruturação, deixando de ser serviço de acolhimento para ser serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atendendo crianças e adolescentes com famílias, porém em situação de vulnerabilidade social durante o contra turno escolar.

PÚBLICO ALVO

Garotos na faixa etária de 06 a 13 anos, e adolescente de ambos os sexos de 14 a 17anos, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, psicológica, econômica, pedagógica e baixa qualificação profissional.

MISSÃO

Contribuir na criação de condições e oportunidades que possibilitem o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e adultos para gerar transformação social.

VISÃO

Uma sociedade justa, igualitária e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.

VALORES

Solidariedade - É o ato de bondade e amor ao próximo que nos move a acreditar na força da coletividade para a melhoria da sociedade.
 

Convicção – A certeza de que é possível melhorar a qualidade de vida de famílias que vivem em situação de pobreza e injustiça nos dá a determinação para trabalhar sem descanso e junto a outros para consegui-lo.
 

Excelência - Todo o nosso trabalho deve ser de alta qualidade, pois é direcionado aos que mais necessitam: é rigoroso, criativo, inovador e pró-ativo para buscar sempre com agilidade propostas de solução.
 

Diversidade - Todos os indivíduos têm no Educandário um espaço, independente de procedências étnicas ou sociais, crenças religiosas, opções políticas ou orientação sexual.
 

Otimismo - Vemos o futuro com esperança, não com ingenuidade, pois acreditamos que é possível trabalhar com alegria e determinação para melhorar o futuro de famílias e crianças.

ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS

O Educandário tem como objetivo atender crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social das regiões norte e sul de Marília, promovendo condições para a interrupção do ciclo de vitimização ou de qualquer outro tipo de negligência, colaborando para o fortalecimento das relações familiares/sociais, trabalhando pela garantia de igualdade de condições de acesso à educação, pela erradicação da extrema pobreza, do trabalho infantil e pela proteção integral da criança e do adolescente.
 

O projeto tem como método o atendimento multidisciplinar de profissionais especializados como pedagogo, assistente social e sociólogo juntamente com oficinas que contemplam o ensino das seguintes atividades:

ESPORTES

As atividades envolvem a aplicação de regras de diferentes modalidades esportivas com ênfase na socialização, interação, educação, no desenvolvimento físico, psicológico e nutricional. Para isso são desenvolvidas atividades corporais, de lazer e de competição nas mais diversas modalidades esportivas como aulas de futebol, vôlei, basquete, futebol de salão e tênis de mesa.

ARTES

A oficina de artes desenvolve as habilidades de desenho e pintura com vivências que incentivam a experimentação de técnicas, materiais e estilos. São realizadas atividades como pintura, desenho, música, teatro e dança que colaboram com o desenvolvimento lúdico e motor, sensibilidade, criatividade, autoestima, concentração e transformação num processo de autoconhecimento de suas capacidades.

APOIO ESCOLAR

Essa oficina visa desenvolver a leitura, escrita e exercícios de cálculo juntamente com ferramentas básicas da informática, oferecendo oportunidades de inserção ao mercado de trabalho e proporcionando às crianças e adolescentes o contato direto com o computador.

CIDADANIA

A oficina trabalha temas diversificados que fazem parte de seu cotidiano como: os valores morais, organizações sociais, leis de trânsito; comunidades: os problemas, dificuldades locais, etc.

Por ser um objetivo da instituição, como complemento, toda última sexta-feira do mês é marcada pela execução prática da necessidade do exercício de nossa cidadania, onde todas as crianças acompanharam o hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal e a execução do Hino Nacional. Como atividade final, antes de irem à escola, no horário do almoço é comemorado o aniversário do mês de cada criança ressaltando sua importância na realidade em que estão inseridos.

JOGOS LÚDICOS E BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS

A oficina tem como objetivo proporcionar momentos agradáveis e descontraídos, fazendo com que as crianças se interajam através de jogos e brincadeiras, contos de histórias, dobradura e fantoches, brinquedos recicláveis e expressão corporal, ampliando o respeito, a coordenação motora, noção espacial e temporal e principalmente a criatividade, desenvolvendo a memorização, concentração e imaginação. Inseridos nesse espaço, os aparelhos eletrônicos que nos conectam aos acontecimentos do mundo (DVD, Internet, etc.), aparecem não apenas como coadjuvantes, mas como verdadeiro elo efetivo de consequente assimilação e construção do conhecimento de forma moderna e atual, sendo denominado este espaço então de MIDIATECA.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PROJETO MÃOS NO TRIGO
 

O Projeto “Mãos no Trigo” tem como objetivo contribuir para a elevação da autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da promoção de cursos de geração de renda e qualificação profissional. O projeto propõe, através do autoconhecimento, desenvolver sua autoconfiança, eliminando crenças que os impedem de expressar seus talentos e potenciais. Contribuindo, assim, para sua inserção no mercado de trabalho e possibilitando a conquista do seu espaço na vida social e produtiva.
 

OBJETIVOS
 

Dar sustentabilidade aos projetos sociais desenvolvidos pelo Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, viabilizando economicamente os projetos de geração de renda e qualificação profissional para jovens vulneráveis economicamente, e viabilizando o funcionamento da padaria com a comercialização dos produtos elaborados semanalmente para o auto sustento da entidade.

 

Objetivos Específicos:

  • Capacitação da população abrangida pelo projeto para a geração de renda através de cursos de salgados, doces, pães e outros produtos caseiros;

  • Criação de oportunidades empreendedoras a partir dos cursos oferecidos para a geração de renda;

  • Contribuir com o potencial do público alvo, e atrair pessoas de outras localidades para conhecer e trazer melhorias à população com novas opções de lazer e alimentação.

  • Fomento à padaria com a comercialização de seus produtos.
     

CURSOS
 

Noções básicas de Panificação Artesanal

Desenvolve a experiência e preparo do seu próprio alimento, manuseio dos materiais de panificação, noções nutricionais (seu valor e importância), orientação básica de higiene, organização de espaço, maneiras de se evitar o desperdício, prevenção de acidentes, além de fixar e aprender as receitas, aprender a trabalhar em equipe e novas habilidades.
 

PROJETO TECNOLOGIA EM AÇÃO
 

A oficina visa oferecer oportunidades de inserção ao mercado de trabalho, quebrando uma das barreiras de desigualdade social, promovendo crescimento interpessoal, habilidades que contribuem para o domínio de leitura, escrita e cálculo, pois atualmente a informática faz parte do nosso cotidiano, e a inserção no mercado de trabalho exige conhecimentos e domínio das ferramentas básicas de informática.

EDUCANDÁRIO EM NÚMEROS

PROJETO TECNOLOGIA EM AÇÃO
 

CASOS DE SUCESSO

Atendemos crianças vítimas de violência doméstica e sexual oriundas de família em sua maioria envolvidas com álcool, drogas e a criminalidade possuindo nenhuma estrutura familiar. Devido a isso, muitas crianças apresentam problemas comportamentais e déficit mental, dificultando seu aprendizado e sua socialização. Dentre as famílias atendidas, podemos destacar alguns casos em que o nosso trabalho promoveu a reestruturação familiar e a mudança de comportamentos, minimizando e interrompendo ciclos de violência, formando famílias esclarecidas e conscientes de sua responsabilidade na proteção e cuidados de seus filhos, melhorando também a renda e consequentemente a qualidade de vida.

METAS

Atendimento a 100 (cem) garotos de 06 a 13 anos, no período da manhã, proporcionando-lhes atividades sócio- educativas, visando à integração na família e sociedade.

Atendimento a 10 (dez) adolescentes de 13 a 17 anos, no período da tarde, com Oficinas de cidadania, esportes e preparatórias de Informática e Panificação, proporcionando aos mesmos, experiências e oportunidades para inserirem no mercado de trabalho, sendo que no período da manhã eles frequentam a Rede Estadual de Ensino;

Atendimento a 86 (oitenta e seis) famílias. Acolhendo e dando suporte na formação e educação de seus filhos, contribuindo assim, com a estrutura familiar e a melhoria da qualidade de vida. As ações são realizadas com equipe interdisciplinar, através dos atendimentos individuais, reuniões socioeducativas, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento as redes de proteção e recursos da comunidade.

RECONHECIMENTO

O Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal possui documentação de reconhecimento pelos sessenta e um (61) anos de trabalho realizados:

  •  Lei de Utilidade Pública Municipal n° 7843-14/07/2015-Aprovado pela Câmara Municipal em 15/06/2015  PL nº 65/2015

  • Inscrição nº 32/96 no Conselho Municipal de Assistência Social de Marília desde 06 de junho de 1996.

  •  Inscrição nº 32/96 no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marília.